Não sabe o que são microlotes de café especial? Então, vamos explicar para você o que significa esse termo!
De maneira resumida, microlotes de café especial são lotes de grãos de café cultivados em pequenas quantidades e com grande cuidado, para que o resultado seja um produto exclusivo e de altíssima qualidade. Os grãos são produzidos em áreas específicas (os comercializados pela Top Grão Café. em Andradas, no sul de Minas Gerais) com condições climáticas ideais e colhidos manualmente.
Os grãos especiais passam por um processo de seleção minuciosa, sendo avaliados por profissionais certificados da Specialty Coffee Association (SCA) e precisam alcançar uma pontuação mínima de 80 na escala SCA, que vai até 100 pontos. O microlotes são raros e podem ser considerados verdadeiras joias, apresentando características que levam em conta critérios como doçura, pureza, acidez e corpo da bebida.
Os aspectos que fazem toda diferença do microlotes de café especial vai muito além dos 80 pontos SCA. Reunimos aqui para você de forma resumida, onze (11) atributos super importantes para ajudar na escolha do seu café favorito. Confira!
Fragrância / Aroma: De modo simples, a Fragrância se refere ao cheiro do pó seco e recém moído. Já o Aroma se refere ao cheiro do café após ser molhado.
Sabor: Representa a principal característica do café! Descreve as notas mais importantes do café e quanto mais numerosas e interessantes, maior a nota. Nesse item também entram as notas oriundas das sensações retro nasais.
Retrogosto: Também conhecido com "finalização", é definido pela sensação que fica após o consumo da bebida. Essa sensação é prazerosa e duradoura, determinando assim uma nota alta. Esse atributo avalia a persistência e qualidade residual do café.
Acidez: De todos os atributos é o que gera maior confusão entre entusiastas! Uma "acidez com nota alta" não deve ser confundia com "acidez alta". Nos cafés especiais, acidez com nota alta proporciona prazer na degustação, lembrando o ácido natural da fruta, que combinado com o açúcar natural, produz um sabor prazeroso.
Corpo: Está relacionado com a quantidade de óleos essenciais presente nas sementes e é frequentemente descrito com a sensação de preenchimento na boca (quantidade). No caso dos cafés especiais é esperado que essa sensação seja marcante e que complete o paladar de maneira agradável e prazerosa (qualidade).
Uniformidade: São avaliadas cinco (5) xícaras do mesmo café e uma pontuação maior significa que as xícaras são mais parecidas entre si. Se o café apresentar gostos diferentes na degustação, ele recebe baixa pontuação: cada xícara não uniforme reduz 2 pontos.
Ausência de defeitos: Esse atributo avalia os sabores estranhos na xícara. Contaminações relacionadas com gosto fenólicos, fermentados (vinagre por exemplo) originados por grãos pretos, verdes ou ardidos e demais sabores que não deveriam estar presentes em um café especial. São reduzidos 2 pontos por xícara que apresente esses defeitos.
Doçura mínima: O tipo de torra do café é conhecida por possibilitar a modificação dos açúcares presentes nas sementes do café. Torras leves preservam uma quantidade maior de açúcares, torras médias consomem parte desses açúcares pela caramelização, e torras escuras degradam o açúcar completamente até as cinzas. No caso do café especial é esperado que a torra deixe um sabor adocicado residual. Se a xícara não apresentar o mesmo teor de açúcar mínimo esperado em relação às demais, são reduzidos 2 pontos por xicara.
Balanço: Também conhecido como Equilíbrio ou Harmonia, é considerado uma união do sabor, da acidez e do corpo, expressando se essa união faz sentido (se os sabores entram em harmonia), ou se parecem uma mistura que não faz sentido (desequilibrada nos sabores), ocasionando uma consequente perda da pontuação.
Conceito final: Representa a impressão dos provadores sobre o café. Caso sejam observadas características únicas de qualidade, sabor e demais distinçlões da bebida, o café recebe uma nota alta.
Resultado final: É a pontução que o café recebe ao final das avaliações de atributos e das notas descritivas. A partir de 80 pontos, o café classificado como especial.
Se as informações que você acabou de ler te ajudou a saber mais sobre o mundo dos cafés especiais, convido você para seguir o nosso Canal no WhatsApp e acompanhar conteúdos relacionados a esse tema. Acesse o link do canal, clique no botão "seguir" no topo da tela do seu dispositivo, e depois "marque o sininho" para rceber as notificações de push quando um conteúdo for publicado.
...
Fonte: Tostati / Top Grão Café
Se você gostou desse conteúdo? Continue acompanhando o blog da Top Grão Café para mais dicas e curiosidades sobre o universo dos cafés especiais!
Comments